27 pessoas morreram em um incêndio em uma mina de ouro em uma zona remota da região de Arequipa, sul do Peru, informou o Ministério Público local no último domingo (7).
“A informação que temos da delegacia é de 27 mortos dentro da mina”, disse o procurador Giovanni Matos à imprensa.
O governo afirma que um curto-circuito provocou o incêndio na madrugada de sábado. A mina é operada pela empresa Yanaquihua, que não respondeu a um pedido de comentário da agência Reuters.
A mineradora “Yanaquihua” disse em comunicado que 175 trabalhadores foram retirados do local com segurança após o acidente, ocorrido na sexta-feira ou no início do sábado. Ele disse que os 27 mortos trabalhavam para uma empreiteira especializada em mineração.
Esse foi o acidente de mineração mais mortal do país em mais de duas décadas, segundo a Reuters. Em 2022, 38 pessoas morreram em acidentes de mineração em todo o país, destacando as preocupações de segurança na mineração latino-americana.
O Peru é o maior produtor mundial de ouro e o segundo maior produtor de cobre. O Peru teve seu ano mais mortal em 2002, quando 73 pessoas morreram em diferentes acidentes de mineração.
Fonte: G1