Cerca de 350 indígenas já estão há mais de uma semana abrigados no ginásio Ivo Silveira, em Chapecó, desde o dia em que um conflito foi deflagrado na Aldeia Kondá, com a morte de uma pessoa.
A administração municipal diz que está buscando uma solução para a situação. O espaço para abrigar os indígenas foi cedido pela Prefeitura a pedido da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).
O conflito na Aldeia Kondá ocorreu no dia 16 deste mês. Aziel Floriano, de 21 anos, foi morto a tiros e várias outras pessoas ficaram feridas. Muitos veículos e casas também foram incendiados durante a briga.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, esteve novamente no ginásio Ivo Silveira nesta terça-feira, (25), e também acompanhou o grupo que foi de ônibus até a aldeia, para negociar o retorno com o cacique Efésio Siqueira e visitar as casas que foram abandonadas após o conflito.
Apesar do policiamento, há resistência no retorno para a aldeia do grupo que está no ginásio, que seria oposição ao atual cacique.
O prefeito conversou com os dois grupos, a Funai e espera que a situação seja resolvida em uma nova reunião programada para esta quarta-feira, dia 26.
“O município tem colaborado com alimentação e atendimento de profissionais da secretaria de Família e Proteção Social, Educação, Saúde e também Defesa Civil”, disse a Prefeitura de Chapecó, em nota.
Fonte: Oeste Mais