As TikTokers Kérollen e Nancy (mãe e filha), estão gerando revolta na web após postarem um vídeo entregando um macaco de pelúcia e uma banana para duas crianças negras.
A repercussão do vídeo ocorreu na terça-feira (30), após uma denúncia feita pela advogada Fayda Belo em suas redes sociais.
Na publicação, Nacy aparece perguntando para as crianças o que elas preferem ganhar – dinheiro ou presente. Os pequeninos optam pelo presente.
No primeiro vídeo, o menino recebe uma banana e não gosta da surpresa. Já na segunda parte, uma menina aparenta felicidade ao ganhar um macaco de brinquedo.
De acordo com a advogada Fayda Belo, as influencers estavam praticando “racismo recreativo”, que acontece quando alguém usa de “discriminação contra pessoas negras com intuito de diversão”.
“Vocês conseguem dimensionar o nível de monstruosidade que essas duas ‘desinfluenciadoras’ tiveram ao dar um macaco e uma banana para duas crianças e ainda postar nas redes sociais para os mais de 13 milhões de seguidores? Para ridicularizar duas crianças negras, para incitar essa discriminação perversa que nos tira o status de pessoas e nos animaliza. Como se fosse piada”, disse.
Belo ainda ressalta que: “Racismo não é entretenimento. Racismo é crime! Queremos que essas pessoas sejam responsabilizadas por esse ato cruel”.
As influenciadoras excluíram o vídeo e ainda não se pronunciaram sobre o ocorrido. Nos stories do Instagram, compartilharam apenas um versículo, veja;
Assista o vídeo:
As “influenciadoras” Karollen e Nancy acharam engraçado procurar crianças pretas e oferecer banana e macaco de presente para ganhar views.
Poderíamos escrever tantas coisas, mas a Dr. @faydabelo já disse o necessário.
Borramos o rosto das crianças para preservar suas imagens. pic.twitter.com/wJTCgYflFg
— Africanize (@africanize_) May 30, 2023
Fonte: SCC10