Jacarés encurralaram banhistas na manhã desta quarta-feira (28) por uma “boquinha grátis” em Florianópolis. O caso aconteceu na praia do Forte. O flagrante registrado foi postado no Instagram pelo @santaebelacatarina.
A prefeitura confirmou a informação, mas fez um alerta: os animais não devem ser alimentados pela população. Segundo a Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis), a recomendação é que a população mantenha distância e não alimente os animais silvestres como jacarés e capivaras. Caso encontre esses animais fora de seu habitat natural ou em zona de risco, é preciso entrar em contato com os órgãos ambientais, como a polícia ambiental.
Ainda segundo a pasta, em praias, de fato, não é comum registrar a presença dos jacarés, no entanto algum pode acabar aparecendo se existir outros ecossistemas próximos, como o manguezal, e o animal sair do seu habitat.
É comum avistar jacarés em córregos e regiões de manguezal em Florianópolis, uma vez que é o habitat natural deles, explica a Floram. Principalmente quando no local apresenta alguma sinalização referente a esses animais.
Os animais, segundo a publicação, são jacarés-do-papo-amarelo (Caiman latirostris), símbolos da Mata Atlântica, ecossistema que domina boa parte das paisagens da Ilha.
A espécie se alimenta de peixes, anfíbios, répteis, moluscos crustáceos e mamíferos pequenos, é natural da região e bastante comum, porém sofre com a caça ilegal.
Fonte: ND+