O reconhecimento como Capital Catarinense do Carnaval foi aprovado em sessão itinerante da Alesc, em Lages, na terça-feira (12)
O município de Joaçaba, localizado no Mei0-Oeste Catarinense, foi reconhecida como Capital Catarinense do Carnaval. O título foi concedido após aprovação, por unanimidade, do projeto de lei 151/2024 de autoria do deputado Marcos Vieira (PSDB).
A conquista foi aprovada durante sessão itinerante da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) realizada em Lages, na Serra Catarinense, na terça-feira (12).
Segundo Vieira, o título reconhece o esforço coletivo que envolve desde os organizadores da festa até a população de Joaçaba e Herval D’Oeste, que se unem para fazer do Carnaval uma grande celebração.
“Um reconhecimento aos esforços para manter uma tradição que chama a atenção de turistas de várias partes do Brasil, pelo profissionalismo e grandiosidade do carnaval realizado no município”, comentou o deputado estadual.
Vieira ressaltou que é nítido o crescimento do carnaval de Joaçaba ao longo dos anos. “Hoje ela é, certamente, uma das maiores manifestações da cultura popular em nosso Estado. Esse título é mais do que merecido”, acrescentou.
Prefeito comemora conquista de título de Capital Catarinense do Carnaval
O prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini, recebeu com entusiasmo e satisfação a notícia de que, agora, Joaçaba se torna a Capital Catarinense do Carnaval.
Conforme Ragnini, o título é uma justa homenagem a todos que, ao longo de gerações, fizeram o Carnaval de Joaçaba acontecer. “Hoje, nossa festa é mais que um evento, é um símbolo de nossa cultura, nossa identidade e nossa economia”, disse.
O prefeito ressaltou, ainda, que o Carnaval de Joaçaba atrai turistas de todo o Brasil e, com certeza, o reconhecimento como Capital Catarinense do Carnaval trará ainda mais visibilidade e oportunidades para a cidade e toda a região, com destaque para o impacto econômico que a festa gera para a comunidade.
Saiba mais sobre o Carnaval de Joaçaba
O tradicional Carnaval de Joaçaba é realizado anualmente em parceria entre a Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste e a Prefeitura de Joaçaba.
De acordo com o prefeito, o evento atrai anualmente muitos turistas de diversas regiões de Santa Catarina e outros estados. Essa participação expressiva contribui de maneira decisiva para a disseminação cultural e impulsiona a economia local.
ndmais