A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) em parceria com as Unidades Técnicas Estaduais (UTE) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) realizou oito cursos de Capacitação no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), de 06 a 10 de maio.
As atividades foram desenvolvidas em São Miguel do Oeste, Xaxim, Videira, Mafra, Meleiro e Lages, com a participação de técnicos da UTE/SAR e do coordenador da Unidade Técnica Estadual de Santa Catarina (UTE/SC), Hilário Gottselig.
Foram 827 participantes, sendo mais de 80% jovens até 30 anos, que estão adquirindo terras e promovendo a sucessão rural.
No evento, foram atualizadas as informações sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que possibilita o financiamento de até R$ 280 mil com juros de 0,5% ao ano e bônus de 40% nas parcelas para os jovens agricultores, 2,5% para pessoas acima dos 30 anos e 4% para linha empreendedores. Todas as modalidades dispõem de 25 anos para pagar.
O coordenador orienta os minicípios que se mobilibilizem para que os agricultores possam participar do programa e garantir a permanência no meio rural:
SONORA
O crédito fundiário já investiu em Santa Catarina mais R$ 1,9 bilhão e beneficiou 15 mil famílias. Um dos desafios para 2024 é obter três projetos por município, relacionados ao Programa Nacional de Crédito Fundiário, proporcionando que mais de 500 novas famílias em especial jovens rurais adquiram terra, garantindo a sucessão familiar.
O Programa proporciona aos trabalhadores rurais a oportunidade de adquirir terra por meio de financiamento e incentiva atividades agrícolas, fortalecendo a agricultura familiar de Santa Catarina.
O post Jovens agricultores participam de capacitação de incentivo à aquisição de terras e sucessão familiar apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.