O mês de junho tem sido marcado por chuva frequente em Santa Catarina (SC) e também pela sucessão de massas de ar seco e frio, que têm mantido as noites e madrugadas com temperaturas baixas. A tendência é de manutenção dessa condição, principalmente para as áreas de divisa com o Rio Grande do Sul (RS).
Ao longo desta semana, entre terça (21) e sexta-feira (24), o fluxo de calor e umidade da região amazônica direcionada para o Sul do Brasil, a formação de sistemas de baixa pressão e o deslocamento de uma frente fria pelo mar, vão manter a presença de instabilidade entre o norte do RS e o sul do SC, com chuva frequente, sendo intensa por alguns momentos e acompanhada por temporais. Para esta semana também, há previsão de intensificação do vento da direção norte/noroeste, do Oeste ao Litoral Sul com velocidade média entre 20 e 30km/h e rajadas entre 50 e 70km/h.
A princípio, os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que a instabilidade mais intensa deve ficar sobre o estado vizinho e somente avançar para SC no início da próxima semana, quando uma frente fria se configura e avança pelo estado, entre os dias 28 e 29. Desta forma o mês termina com chuva frequente, tendendo a acumular volumes acima da climatologia em todas as regiões.
Fonte: Defesa Civil