A vice-presidente dos Estados Unidos discursou pela primeira vez após Donald Trump ser declarado vencedor das eleições presidenciais. Ela reconheceu a derrota, diante de apoiadores na Universidade de Howard, em Washington. O candidato a vice, Tim Walz, também estava no palco.
— O resultado desta eleição não é o que queríamos, não é o que lutamos, não é o que votamos — disse a candidata. — Mas ouça quando digo: ‘A luz da promessa da América sempre brilhará forte, contanto que nunca desistamos e continuemos lutando’.
Ela também disse que faz parte da democracia reconhecer a derrota. Mas garantiu que não deixará de lutar e se opor à administração Trump.
— Eu nunca desistirei de lutar por um futuro onde americanos possam buscar seus sonhos, ambições e aspirações. A América nunca desistirá da luta pela nossa democracia — adicionou.
Harris afirmou já ter entrado em contato com o presidente eleito, e o parabenizado na vitória. A declaração foi feita sob vaias da plateia.
— Eu também disse que iremos ajudar ele e o time na transição, e vamos engajar em uma transição de poder tranquila.
Apesar das apurações ainda não terem sido concluídas, Trump chegou ao número mágico de 270 delegados nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (6). Kamala conquistou 226 até o momento do discurso, na noite desta quarta.
NSC