O encontro dos líderes mundiais no G20, que inicia na próxima segunda-feira (18), no Rio de Janeiro, já gerou pedidos inusitados para os responsáveis pela segurança do evento. O encontro das principais economias do planeta acontece pela primeira vez no Brasil. As informações são do g1.
Um dos pedidos inusitados foi o da delegação dos Estados Unidos, que trouxe galões de água próprios para o presidente Joe Biden. Além disso, os sete caminhões baú, enchidos com equipamentos que vieram em aviões americanos, encheram o local com água e comida. O presidente dos EUA chega ao Rio no domingo (17). As aeronaves ainda trouxeram um helicóptero e o carro que será utilizado para deslocamentos na cidade.
Já a China, de Xi Jinping, pediu que todos os 400 quartos do hotel onde estarão instalados na Zona Sul da cidade passassem por uma varredura. Além disso, a praia próxima ao hotel será restrita às pessoas da delegação. Fuzileiros navais farão a segurança no local, que também contará com atiradores de elite em pontos estratégicos.
Mais de 26 mil agentes de segurança para o G20
Para fazer a segurança dos líderes mundiais no Rio de Janeiro, pouco mais de 26 mil agentes devem iniciar os trabalhos a partir deste sábado (16), quando começam a chegar os chefes de Estado para a Cúpula dos Líderes.
No Rio, são aguardadas 55 delegações de 40 países e de 15 organismos internacionais. Entre os confirmados já estão os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping.
NSC