Foto: Divulgação / Casan
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) está ampliando a rede coletora de esgoto em Balneário Piçarras, e ressalta que é crucial aguardar a autorização da Companhia para conectar os imóveis à rede externa. Para reforçar a importância de seguir essas diretrizes, a Vigilância Sanitária do Município disponibiliza um número de WhatsApp que recebe denúncias sobre ligações irregulares de esgoto – em especial na região atendida pela ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), onde as ligações à rede pública de coleta ainda não estão autorizadas.
O número para denúncias é o (47) 3347-2025 e recebe somente mensagens. “As denúncias podem ser feitas no anonimato e são cruciais para que os fiscais do órgão possam proceder com as sanções necessárias e zelar pelo meio ambiente”, conta a coordenadora da Vigilância, Eunice de Souza. “Normalmente damos prazo de 10 a 15 dias para adequação, passando esse prazo é efeituado o lacre do sistema clandestino, forçando a regularização da situação”, completa.
Na região de ampliação do SES, conexões sem autorização da Casan poderão gerar retorno do esgoto no imóvel ou extravasamentos nas ruas da cidade, pois o trecho ainda não está em operação.
A Casan vai comunicar os moradores da região atendida pela ampliação do SES – entre as Ruas 1.550 e 2.450 (sentido Norte) – quando as conexões poderão ser realizadas. Um total de 556 imóveis serão beneficiados com essa nova etapa do sistema. A nova área atendida fica na zona urbana da cidade, entre as Avenidas José Temístocles de Macedo, Nereu Ramos e Emanoel Pinto. O valor investido nessa etapa é de R$ 11,6 milhões, com previsão de conclusão para junho de 2024.
Assim que mais essa ampliação estiver concluída, 3.200 unidades serão atendidas com coleta e tratamento de esgoto em Balneário Piçarras, elevando para 37,7% a cobertura na cidade.
Informações online
Para receber as informações sobre o andamento e as atividades que envolvem a obra em Balneário Piçarras, os consumidores podem cadastrar o telefone em um formulário online e receber informativos semanais. Para a adesão basta clicar no link disponibilizado, cadastrar o e-mail, nome e telefone. Link: https://forms.gle/4CAjGJL9zZbK3gmL9
O post Ligações de esgoto não liberadas podem ser denunciadas à Vigilância Sanitária de Balneário Piçarras apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.