Após a confirmação da morte da deputada federal Amália Barros (PL/MT), durante a madrugada deste domingo (12), diversos políticos de Santa Catarina postaram homenagens à parlamentar nas redes sociais. Conforme informou a assessoria de imprensa, Amália estava internada desde o dia 1º de maio por conta de um nódulo no pâncreas. Amália foi eleita deputada federal na eleição de 2022 e atualmente era vice-presidente do PL Mulher nacional.
As homenagens postadas foram de colegas de Amália do PL, com o governador catarinense Jorginho Mello e os deputados federais por SC, Caroline De Toni, Daniela Reinehr, Júlia Zanatta, Daniel Freitas e Zé Trovão. Além disso, a Câmara dos Deputados decretou luto oficial por um dia, pela morte da deputada.
“Amalia Scudeler de Barros Santos nasceu em 22 de março de 1985, na cidade paulista de Mogi Mirim. Formada em jornalismo, ela transformou em luta um drama pessoal. Aos 20 anos de idade, Amália perdeu a visão do olho esquerdo por conta de uma infecção, a toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, ela teve, em 2016, que remover o olho e passar a usar uma prótese ocular. Filiada ao Partido Liberal (PL), a jornalista foi eleita deputada federal por Mato Grosso, em 2022, recebendo mais de 70 mil votos, aproximadamente 5% dos votos do estado. Na Câmara, ela passou a integrar as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação, entre outras”, informou a X (antigo Twitter) oficial da deputada.
Fonte: ClicRDC
Foto: Reprodução/X/@jorginhomello