Na última terça-feira (25), 15 pessoas foram presas por usar indevidamente explosivos sem permissão, em minas de Ametista do Sul, no Rio Grande do Sul.
A operação conjunta do Exército Brasileiro e demais órgãos, resultou na fiscalização de alguns pontos e os proprietários de garimpos foram presos por atividade ilegal com os explosivos. Segundo informações do portal GZH, todos integram a Cooperativa de Garimpeiros de Médio e Alto Uruguai (Coogamai), autuada por estar em situação irregular, os explosivos eram fabricados, armazenados e utilizados em locais indevidos.
De acordo com informações do GZH, eles foram encaminhados para a Polícia Federal de Passo Fundo, Rio Grande do Sul e após prestar esclarecimentos, foram liberados. A cooperativa já havia recebido suspensões anteriores pelo Ministério do Trabalho e Previdência e para regularização junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM).
Durante a operação foram emitidas pelo Exército quase uma tonelada de pólvora mecânica apreendida, destruída pelos agentes e três estabelecimentos tiveram a licença suspensa pela Fepam.
Na operação estiveram presentes, o Exército Brasileiro, Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), Ministério Público do Trabalho, Polícia Federal, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM).
Fonte: ClicRDC