A temporada de verão 2024/2025 promete ser uma das mais movimentadas de todos os tempos em Santa Catarina. Os setores econômicos catarinenses estão se preparando para a chegada de milhões de turistas ao litoral. No caso do comércio e dos serviços, a expectativa também é bastante positiva.
Projeção realizada pela Fecomércio SC aponta que as contratações nos dois setores devem ter um aumento de 14% entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025 na comparação com o mesmo período da temporada passada. E vale lembrar que este crescimento ocorrerá em cima de uma base sólida, já que a temporada passada registrou uma alta de 12,9% nas admissões de trabalhadores.
Em números absolutos, deve haver 47 mil contratações a mais nas áreas do comércio e serviços, saltando de 344 mil para 391 mil, segundo a estimativa da Fecomércio SC. Na divisão por regiões, os destaques devem ficar mais uma vez para as mesorregiões do Vale do Itajaí, que engloba parte do Litoral Norte, e da Grande Florianópolis. No ano passado, elas responderam, respectivamente, por 28% e 25% das admissões, de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Para a economista da Fecomércio SC, Edilene Cavalcanti, esse desempenho é reflexo do cenário econômico favorável em Santa Catarina. Ela lembra que o estado possui a terceira menor taxa de desocupação do país, com 2,8%. Além disso, pesquisa recente mostrou que 79% dos varejistas catarinenses pretendem expandir as suas equipes nos próximos meses.
“Temos uma série de indicadores que mostram o bom momento vivido pela economia catarinense. Os setores do comércio e dos serviços respondem por pouco mais de 60% das contratações ao longo de 2024 e devem seguir em ritmo forte nos próximos meses, pois são os grandes beneficiados pela chegada em massa dos turistas ao estado”, ressalta Edilene.
NSC