Uma megaoperação policial deflagrada na manhã desta sexta-feira, dia 21, apreendeu diversas armas de fogo e prendeu pessoas em sete municípios do Oeste de Santa Catarina. Batizada de “Mercado Negro”, a operação visa o combate da comercialização ilegal de armas de fogo.
Ao todo, 19 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Palmitos, Maravilha, Caibi, Cunhataí, Itapiranga, São Carlos e Riqueza. Seis pessoas foram presas em flagrante e 15 armas de fogo foram apreendidas, além de munições de diversos calibres.
De acordo com a Polícia Civil, a investigação é decorrente da operação Entrevero, deflagrada em agosto de 2023 pela DIC de Maravilha. “A análise dos elementos de informação obtidos naquela oportunidade demonstrou a existência de uma rede clandestina de venda de armas na região de Palmitos”, informa nota divulgada pela Polícia Civil.
Parte das armas foi apreendida na posse de integrantes de facções criminosas, demonstrando que os armamentos ilegais eram vendidos sem critério, a qualquer interessado. “Em consequência disso, no ano de 2023 foram registradas 12 tentativas de homicídio na cidade de Palmitos, todas perpetrada com a utilização de revólveres e pistolas”, diz ainda a nota da polícia.
As autoridades ainda destacam que a operação é “um importante passo na diminuição dos índices de criminalidade em Palmitos e região e tem como principal objetivo trazer maior segurança para os cidadãos de bem” que moram na cidade. “Demonstra o comprometimento da Polícia Civil em prol da sociedade catarinense”, completa.