A quinta fase da Operação Mute foi deflagrada nesta quarta-feira, dia 24, em todo o Brasil, para o recolhimento de aproximadamente 4 mil celulares em presídios. O trabalho é realizado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O objetivo é identificar e retirar celulares localizados em unidades prisionais para combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência em âmbito nacional. A operação conta com a atuação de policiais penais federais e estaduais em 107 unidades prisionais e se estenderá até sexta-feira, dia 26.
Somando o resultado das quatro fases anteriores, a Operação Mute poderá, ao final da quinta fase, chegar a um número superior a 4 mil celulares apreendidos. A operação é considerada a maior realizada pela Senappen no contexto de combate ao crime organizado. A previsão também é que sejam retirados das celas mais de 1,7 mil materiais perfurocortantes.
O número de policiais penais envolvidos na operação também chama a atenção e pode chegar a 16,7 mil agentes em atuação em mais de 350 unidades prisionais onde estão custodiados mais de 300 mil presos.
Oeste Mais