O presidente da Argentina, Javier Milei, pode viajar ao Brasil neste fim de semana para participar da Conservative Political Action Conference (CPAC), que acontecerá em Balneário Camboriú nos dias 6 e 7 de julho.
Manuel Adorni, porta-voz da Presidência, indicou que a viagem no sábado é “provável”, embora ainda não esteja confirmada. Adorni também mencionou que Milei não comparecerá à cúpula do Mercosul, prevista para a próxima segunda-feira (8/7) no Paraguai. Durante a campanha presidencial, Milei fez diversas críticas ao Mercosul e cogitou a possibilidade de a Argentina sair do bloco.
Adorni refutou a ideia de que a ausência de Milei na cúpula seja para evitar um encontro com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem teve desentendimentos recentemente. “Não temos qualquer problema com a presença de Lula ou de outro líder. Temos uma diferença ideológica significativa. Mas no sábado estamos viajando para o Brasil e retornamos no domingo para um evento. Ainda não está confirmado se ele vai ou não se encontrar com Bolsonaro nesse evento”, afirmou o porta-voz.
A possível participação de Milei no CPAC desperta interesse, pois o evento reúne importantes figuras do conservadorismo global e serve como um espaço para discussões sobre políticas e estratégias conservadoras.
Jornal Razão