O Ministério dos Transportes emitiu um alerta nesta quinta-feira (28) para desmentir informações falsas que circulam nas redes sociais e em grupos de WhatsApp sobre supostas mudanças na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) previstas para janeiro de 2025.
O secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, esclareceu que não há qualquer alteração confirmada para a CNH. Segundo ele, o boato se refere a um projeto de lei que ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados. “As pessoas estão confundindo, achando que já se trata de uma lei sancionada, quando ainda está em análise e depende de aprovação e sanção presidencial”, explicou.
O projeto, de autoria da deputada Mariana Carvalho, propõe a criação de duas categorias de habilitação: uma para veículos com câmbio automático e outra para todos os tipos de câmbio. No entanto, a proposta ainda aguarda votação nas comissões técnicas.
Catão reforçou a importância de buscar informações em fontes oficiais, como os sites e redes sociais do Ministério dos Transportes e da Senatran, para evitar a disseminação de notícias falsas.