Moradores de Chapecó chegaram a acionar o Corpo de Bombeiros do município após sentirem tremores em imóveis no final da noite desta quinta-feira, dia 18, minutos após o Chile registrar um terremoto de magnitude 7,3.
As ocorrências foram geradas entre 23 horas e 23h30, na rua Barão do Rio Branco, no bairro Jardim Itália, e no bairro Passo dos Fortes. “Reconhecimento de áreas de risco de desastres naturais ou tecnológicos – houve tremor no prédio”, informaram os bombeiros, mas não houve o registro de danos ou vítimas.
Em janeiro do ano passado, tremores de terra oriundos de um terremoto registrado na região de Santiago del Estero, na Argentina, foram sentidos em dois dias diferentes por moradores de Chapecó.
Os tremores desta quinta também foram sentidos por moradores da cidade de São Paulo. A Defesa Civil da capital paulista informou que o fenômeno ocorreu em várias regiões, mas teve intensidade leve, de baixo risco. Moradores divulgaram vários vídeos nas redes sociais que mostram lustres e outros objetos balançando nos apartamentos.
Terremoto no Chile
O terremoto de magnitude 7,3 atingiu o norte do Chile por volta das 22h50 de quinta-feira, no horário de Brasília. O epicentro foi na região de Antofagasta, próxima ao deserto do Atacama, na fronteira com Bolívia e Argentina. Segundo o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu a 126 km de profundidade. As equipes ainda avaliam danos estruturais, mas não há o registro de vítimas.