A morte de Hélio Lemes da Rosa, de 49 anos, aconteceu após uma briga em uma boate no bairro Bela Vista, em Chapecó, depois que a vítima e o filho, supostamente teriam ‘mexido’ com mulheres que estavam acompanhadas, detalhou o delegado da Divisão de Investigação Criminal, da Polícia Civil, Vagner Papini, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (28). O crime aconteceu por volta da 1h20, do dia 02 de dezembro de 2022.
“Constatamos que as vítimas haviam sido retiradas do interior do estabelecimento, porque supostamente teriam ‘mexido’ com mulheres que estavam acompanhadas. Em decorrência a essas provocações feitas a essas mulheres acompanhadas, os respectivos acompanhantes teriam ido até essas vítimas (pai e filho), tirado satisfações e neste momento entraram em vias de fato”, relatou Papini.
Após a briga, já fora da boate, uma das mulheres notou a falta do celular. Neste momento, um dos suspeitos do homicídio foi até Hélio e o filho, para exigir a devolução do aparelho. Conforme o delegado, o furto do celular não foi comprovado no inquérito policial.
“No momento dessa exigência, a vítima fatal desferiu um golpe de faca no abdômen do indivíduo. Esse indivíduo foi imediatamente socorrido, resistiu aos ferimentos e sobreviveu. Ao tomarem conhecimento que esse indivíduo sofreu uma facada no abdômen, os amigos dele saíram da boate e foram tirar satisfação com o pai e o filho. Neste momento, a vítima fatal teria desferido um outro golpe de faca, em outro indivíduo, que também foi socorrido e resistiu aos ferimentos”, disse Vagner Papini.
Depois das duas facadas desferidas por Hélio, os outros indivíduos que estavam no local foram para cima das vítimas e neste momento tomaram a faca dele. De acordo com Papini, com ela , um deles, um homem, de 23 anos, desferiu vários golpes no abdômen de Hélio, que não resistiu e morreu. Na sequência, simultaneamente ao homicídio, o filho da vítima foi gravemente ferido.
“Neste contexto em específico nós temos um homicídio consumado, em desfavor de Hélio Lemes da Rosa e três homicídios tentados, sendo um contra o filho do Hélio e outros dois contra os indivíduos que foram iniciar uma briga com o Hélio. Então, o Hélio foi vítima do homicídio consumado, ele também é o autor de duas tentativas de homicídio”, detalhou o delegado.
Papini informou que o autor da facada fatal foi preso no dia 6 de setembro, pela Polícia Militar (PM), pelo crime de roubo. “O crime de homicídio de Hélio foi praticado em concurso por quatro indivíduos, cujo às idades são: 23 (o executor da facada) e os outras agressores possuem as idades de 22 e ambos com 17 anos de idade”, finalizou Vagner Papini.
O inquérito policial sobre a morte de Hélio foi encaminhado para o Poder Judiciário e Ministério Público para as providências cabíveis.
Fonte: CliCRDC