Grandes mudanças foram anunciadas na saúde municipal. A partir do mês de outubro os atendimentos das unidades de saúde passarão a ser, em sua maioria, por demanda espontânea, ou seja, sem agendamento prévio.

A mudança atende tanto ao anseio da comunidade, quanto a um antigo problema sofrido pela secretaria de saúde de Xaxim, que é o excesso de faltas.

Até o momento o atendimento é realizado na proporção 70% através de agendamento, e 30% por livre demanda. Porém, havia muita reclamação da comunidade que tinha dificuldades para agendar as consultas.

Outro problema enfrentado pela secretaria municipal de saúde era o excesso de pacientes faltosos. O Click Xaxim teve acesso a dados do mês de abril, onde foram registradas mais de 350 faltas em consultas de diferentes especialidades.

De acordo com o secretário municipal de saúde de Xaxim, Davi Provenzi Machado, a partir de outubro, os pacientes chegarão às unidades de saúde do município e serão avaliados pelos enfermeiros, sendo que dependendo da complexidade, estes profissionais poderão inclusive auxiliar no fluxo de atendimento realizando processos como renovação de receita de medicamentos, solicitação de exames check up, dentre outras atividades de acordo com cada protocolo, conforme o ministério da saúde.

“Isso faz parte de um novo programa da Secretaria de Estado de Saúde, chamado ‘Qualifica APS’, e que tem surpreendido positivamente em alguns municípios como Florianópolis. Em pouco tempo já é possível averiguar um aumento no acesso e utilização dos serviços de saúde ”, destacou o Secretário.

*Por Raphael Spiller

NOS CONTE O QUE VOCÊ ACHOU
18Gostei4Amei0Haha2Hum0Triste1Raiva

0 Comments

Deixe um comentário