Quase 250 pescadores de 14 municípios da região Oeste participaram do primeiro mutirão para cadastro de pescadores no Programa de Aquisição de Alimento (PAA) em Santa Catarina.
O evento foi realizado em São Carlos pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e Secretaria de Aquicultura e Pesca, em parceria com a Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc).
Além de realizar o cadastro de mais pescadores para venderem pelo PAA, a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, ressalta que o intuito é incentivar a venda de pescados e fomentar o setor gerando renda para os pescadores artesanais:
SONORA
Outra ação do mutirão é o cadastramento de ostras, mariscos, camarão e outros produtos na lista de itens que podem ser comprados pelos municípios habilitados ao PAA por meio do programa.
Atualmente Santa Catarina é o estado com o maior número de embarcações pesqueiras do Brasil, o maior número de empresas e detém cerca de 25% do total dos empregos do setor no país. O estado é campeão na produção de ostras e mexilhões, segundo na produção nacional de carpas e trutas e quarto na produção nacional de tilápia.
O Edital do PAA em Santa Catarina tem ao todo R$10 milhões para a compra de alimentos em 130 municípios habilitados.
Ao todo são 414 unidades que estão aptas a receber os itens, entre elas, equipamentos da rede socioassistencial, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, unidades da rede de ensino e de saúde pública ou filantrópica, além de entidades inscritas nos conselhos de Assistência Social.
O post Mutirão reúne quase 250 pescadores no Oeste para cadastro no Programa de Aquisição de Alimento apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.