Já se sentiu inquieto ou nervoso quando confrontado com uma situação nova ou desafiadora? A ansiedade é um mecanismo do nosso cérebro desenvolvido para nos alertar nessas situações adversas ou desconhecidas. Mas e se você pudesse acalmar esse sentimento com música?
A neurociência descobriu que a música pode desempenhar um papel fundamental no controle da ansiedade.
O fenômeno, inclusive, tem sido praticado há séculos por culturas indígenas, que recorriam à música para promover bem-estar e saúde. A diferença agora é que os cientistas descobriram uma melodia específica que tem a capacidade de diminuir a ansiedade.
Como o que você ouve pode ajudar com a ansiedade?
Pesquisadores do Mindlab International realizaram um estudo onde convidaram voluntários para ouvir músicas específicas.
Com relação a uma melodia específica, a experiência resultou em uma impressionante redução de 65% na ansiedade geral dos participantes.
Essa música teve esse impacto por uma simples razão: ela acabou sendo composta exatamente para esse fim, com a colaboração de terapeutas de som.
Como resultado, suas harmonias e ritmos acabaram cuidadosamente planejados para diminuir a frequência cardíaca do ouvinte, assim com reduzir a pressão arterial e os níveis do hormônio do estresse, cortisol.
Qual metodologia os cientistas utilizaram?
O estudo foi conduzido em participantes que tentaram resolver quebra-cabeças desafiadores o mais rápido possível enquanto estavam conectados a sensores.
O ato de resolver os quebra-cabeças induziu um certo nível de estresse e os participantes ouviram 10 canções diferentes.
Enquanto isso, os pesquisadores monitoravam a atividade cerebral e os estados fisiológicos, incluindo frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória.
De acordo com o Dr. David Lewis-Hodgson, da Mindlab International, que conduziu a pesquisa, uma música foi a que mais produziu um estado de relaxamento em comparação com as demais.
Afinal, qual música é capaz de diminuir a ansidade?
Segundo o estudo, a música em questão é a “Weightless”, do grupo Marconi Union. A melodia ajudou a diminuir em 65% a ansiedade dos voluntários.
Os cientistas pontuaram que, em apenas 3 minutos ouvindo o som, os participantes tiveram redução do tônus de luta ou fuga, gerando alterações fisiológicas.
Mesmo que a música possa não ser uma cura definitiva para a ansiedade, ela pode ser uma ferramenta útil para seu controle.