Devido às chuvas ocorridas com intensidade nas últimas horas, o Rio Uruguai aumentou rapidamente sua vazão, devendo chegar em 29 mil metros cúbicos por segundo, entre a tarde e a noite deste sábado, 07, segundo informações da Defesa Civil de Santa Catarina.
O alerta hidrológico da Defesa Civil é de que o nível do Rio Uruguai em Itapiranga atinja de 12 a 13 metros acima do normal.
Em resposta às chuvas registradas, ocorreu rápida elevação no nível do Rio Uruguai, cenário que deve continuar nas próximas horas, atingindo valores acima das cotas de emergência em Itapiranga, além de localidades a montante da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó. De acordo com a Defesa Civil, essa cheia deve ultrapassar os valores observados em maio de 2022, junho de 2017 e maio de 2017, quando o nível do Rio Uruguai chegou a 10 metros.
Devido a este alerta, Itapiranga instituiu um comitê de crise. O prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, esteve reunido na tarde deste sábado, 07, com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Itapiranga, para discutir as medidas a serem adotadas diante das previsões.
Conforme o Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, André Rauber, o monitoramento do nível do Rio Uruguai está sendo realizado desde quarta-feira, 04, quando teve o primeiro aumento considerado e chegou a 8,70 metros acima do normal. Neste sábado, 07, um novo aumento foi registrado, deixando as autoridades em alerta máximo. André Rauber destaca que com a cheia de toda bacia do Rio Uruguai, as previsões são de que o nível do rio chegue de 12 a 13 metros acima do normal.
Rauber informou que a orientação no momento é de que as pessoas que tenham residências e estabelecimentos comerciais nas proximidades da cota de até os 12 metros, providenciem a retirada de materiais e pertences desses locais e permaneçam em alerta.
A chuva também deve persistir nas próximas horas. Às 18 horas, o nível do Rio Uruguai em Itapiranga estava em 7,68 metros acima do normal, um aumento de 24 centímetros na última hora. A ponte no entroncamento Beira Rio/Arroio Jaboticaba não possui travessia para veículos pequenos.
A Barca Aliança, que faz a travessia de Itapiranga/SC a Barra do Guarita/RS, segue com a travessia, porém, em alerta. Conforme o sócio proprietário, Juarez Borges dos Santos, a travessia pode ser interrompida ainda na noite deste sábado, 07.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Itapiranga seguem em alerta, informando a população de hora em hora sobre o nível e as novas medidas a serem tomadas.
Fonte: Portal Peperi