O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) divulgou novas diretrizes para a nova lei dos retrovisores em veículos, focando em segurança do transporte escolar.
Essa resolução busca aumentar a segurança de vans e micro-ônibus utilizados no transporte de estudantes e aponta para uma melhor visibilidade ao redor do veículo para os motoristas.
A nova legislação do Contran visa diminuir riscos de acidentes ao lidar com os pontos cegos dos veículos.
Os retrovisores específicos para veículos escolares agora precisam ser ajustáveis para que ofereçam uma visão abrangente do ambiente ao redor, considerando a altura das crianças no campo de visão do condutor.
Qual a importância da nova lei dos retrovisores para a segurança escolar?
Os retrovisores são elementos fundamentais para aprimorar a segurança no trânsito, principalmente em veículos que transportam crianças.
A visibilidade limitada pode resultar em situações perigosas, especialmente em ambientes movimentados durante mas manobras complexas.
Com essa nova lei, os retrovisores deverão ser configurados de forma funcional e proporcionem um campo de visão ampliado ao motorista.
Esses dispositivos deverão manter uma estabilidade que evite mudanças indesejadas no campo visual do motorista.
A área mínima dos espelhos deve agora ser de 69 cm², enquanto os espelhos maiores devem suportar um círculo de 7,8 cm de diâmetro. Essas diretrizes são essenciais para garantir que nenhum detalhe passe despercebido durante o trajeto.
Novos itens de segurança obrigatórios em 2024
A partir do início deste ano, entrou em vigor a obrigatoriedade de novos dispositivos de segurança para veículos fabricados a partir de 2024.
Isso inclui o controle de estabilidade, que se tornará obrigatório para vans, ônibus e caminhões a partir de janeiro de 2025.
- O controle de estabilidade vai auxiliar no controle do veículo em condições adversas
- As luzes diurnas visam melhorar a visibilidade do veículo durante o dia
- Alerta de cinto de segurança vai informar se há algum cinto desatado durante a viagem
- Luzes de frenagem de emergência vão avisar aos veículos próximos sobre frenagens bruscas
- Repetidores de seta facilitarão a comunicação de intenções de manobra nas laterais do veículo
Como os motoristas podem se adaptar às novas regras?
A adaptação às novas leis dos retrovisores requer cautela e atenção por parte dos motoristas de veículos escolares.
A instalação de retrovisores adequados e outros dispositivos de segurança são uma parte do processo. É fundamental que os condutores sejam treinados para utilizar esses recursos de forma eficaz.
Bruno Benetti – ND+