A Prefeitura de Xaxim, por meio do Departamento de Zoonoses, com apoio da Polícia Militar e do grupo de Voluntários Amigos dos Animais, resgatou um cão em situação de maus-tratos na tarde da última sexta-feira (04). O resgate foi realizado após denúncia. O cão é de porte grande, estava preso em local inapropriado, com corrente curta, sem visão da luz do dia, em condições precárias de higiene e se alimentando no mesmo local que fazia as necessidades.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Zoonoses, Camilla Filippin, “são considerados maus-tratos, ações como abandonar animais, não oferecer assistência médica-veterinária, não oferecer alimentação adequada e água à vontade, agressões físicas, manter o animal preso à correntes ou cordas, deixar o animal exposto ao sol por longos períodos de tempo, manter o animal em locais não-arejados, anti-higiênicos, entre outros casos”.
O crime de maus-tratos é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de detenção de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda, sendo agravada em caso de morte do animal.