Um avião com 62 pessoas caiu na tarde desta sexta-feira (9/8) em uma área residencial da cidade de Vinhedo, a cerca de 80 km de São Paulo.
A aeronave modelo ATR-72 levava 58 passageiros e quatro tripulantes. Não houve sobreviventes, de acordo com nota oficial da prefeitura de Valinhos. A cidade fica a menos de 10 km de Vinhedo e participa de operação conjunta para assitência ao acidente.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a aeronave despencando enquanto girava no ar. Em seguida, as imagens mostram uma explosão e uma fumaça preta saindo do local.
De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, companhia dona da aeronave, o avião saiu de Cascavel, no Paraná, por volta do meio dia, e seguia com destino ao aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Defesa Civil e da Polícia Federal estão no local prestando atendimento. De acordo com a PF, foram enviados ao local especialistas em acidentes aeronáuticos, identificação de vítimas de desastres, entre outros, para auxiliar nas apurações.
Autoridades lamentam a tragédia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava em um evento em Itajaí (SC) quando soube do acidente. Ele pediu um minuto de silêncio aos presentes e expressou “toda minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas”.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que foi governador de São Paulo, foi às redes sociais nesta tarde para prestar solidariedade. “Transmito meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas da queda de um avião em Vinhedo. Que Deus conforte seus corações neste momento de dor”, escreveu ele no X (antigo Twitter).
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estava em Vitória (ES), para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) no momento do ocorrido. Nas redes sociais, ele disse que equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil já estão no local da queda do voo.
“A Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) e a Polícia Civil estão mobilizadas no resgate das vítimas e equipes do Instituto Médico Legal (IML) foram encaminhadas ao local para reforço”, disse o governador.
Ele afirmou que o governo paulista “vai prestar todo o suporte e divulgar todas as informações necessárias”.
“Minha solidariedade a todas as vítimas e afetados por essa tragédia.”
Segundo a conta oficial do governo do Estado de São Paulo no X, o governador está retornando para o estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes.
Já o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), disse, também no X, que viajaria até Vinhedo para acompanhar as buscas.
Reportagem em atualização. Mais informações em breve.
bbcnews.com