https://www.traditionrolex.com/20

Oito anos da maior tragédia rodoviária de SC, que deixou 51 mortos

O dia 14 de março será sempre lembrado com tristeza por 51 famílias de União da Vitória e Porto União que perderam entes queridos no acidente ocorrido no ano de 2015 na Serra Dona Francisca.

O ônibus de turismo da empresa Costa & Mar seguia para Guaratuba, quando o motorista teria perdido o controle do veículo em uma curva no km 89 da SC-418 e caído na ribanceira.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o grupo saiu de União da Vitória com dois ônibus menores. Porém, no caminho, um dos veículos apresentou problemas mecânicos. Como não foi possível solucionar, um ônibus maior foi chamado e juntou os passageiros dos dois veículos.

Quando passavam pela curva, no fim da tarde do dia 14 de março 2015 próximo das 18h, o veículo caiu em uma ribanceira, passou sobre o guardrail e parou cerca de 100 metros abaixo da rodovia, após o veículo passar por uma curva.

O ônibus, que estava a 90 km/h em um trecho onde a velocidade permitida é de 30 km/h, não conseguiu fazer a penúltima curva da serra, saiu da pista, despencou, ganhou mais 30 km/h na queda e atingiu 120 km/h no momento do impacto.

As respostas até foram dadas em inquérito policial que responsabilizou o motorista pelo acidente e pelas 51 mortes. Mas Cérgio Costa, o motorista, estava entre as vítimas fatais.

De acordo com a relatório final da investigação, conduzida à época pelo delegado Brasil Guarani Mendonça Ferreira dos Santos, a tragédia ocorreu devido ao superaquecimento dos freios e uma soma de fatores teria provocado o acidente: desgaste físico, pressão psicológica, ingestão de pequena quantidade de álcool e não utilização de todos os mecanismos para redução de velocidade.

Para a Polícia Civil, o motorista agiu com imprudência e negligência ao não acionar os mecanismos. Sem problemas mecânicos, o ônibus não conseguiu fazer a curva porque teve o superaquecimento dos freios devido ao não acionamento do freio motor.

Além disso, os laudos apontaram a neutralidade das marchas, o que pode indicar que o ônibus descia a serra sem nenhuma marcha engrenada, colaborando para o ganho de velocidade.

Fonte: Rádio Web São Lourenço

NOS CONTE O QUE VOCÊ ACHOU
0Gostei0Amei0Haha0Hum1Triste0Raiva

0 Comentário

Deixe um comentário

mersin escort çorlu escort erzincan escort görükle escort Samsun escort