A 8ª fase da Operação Asfixia, resgatou cerca 60 pessoas das ruas, em Chapecó, Oeste de Santa Catarina. A operação deflagrada na manhã desta sexta-feira (16), tem objetivo de combater o tráfico de drogas, pessoas em situação de rua e roubos.
8ª fase da Operação Asfixia
As autoridades e forças de segurança unem esforços para garantir tranquilidade para a comunidade, por isso, a Operação Asfixia já está na 8ª fase, com ações dedicadas ao combate de furtos e tráfico de drogas na região.
A 8ª fase da operação está focada na retirada de pessoas que têm algum tipo de vício, que estão em determinados pontos no município.
Conforme o comandante da Guarda Municipal, Roger Lima, foram mobilizadas cerca de 80 pessoas das forças policiais e estrutura da Prefeitura, além de 15 veículos e um helicóptero da polícia, que fez abordagem em 12 pontos do Centro, bairro São Pedro, São Cristóvão, Santo Antônio, Esplanada, Efapi e Presidente Médici.
Resgatadas das ruas: de 60 pessoas, 15 serão internadas
Conforme o Diretor de Segurança Pública de Chapecó, Clóvis Ari Leuzer, essa operação é muito maior do que as anteriores. Cerca de 60 pessoas já foram resgatadas, cinco serão internadas involuntariamente e 10 voluntariamente.
O trabalho tem previsão de continuidade, pois tem locais que os usuários se aglomeram em outros horários. O objetivo é tirar todas as pessoas que estão em situação de rua, seja por opção ou por dependência química.
Das outras pessoas resgatadas, algumas serão cadastradas para trabalhar e outras terão acompanhamento com a assistência social para ver se há necessidade de internamentos futuros.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, ressaltou que foi um trabalho intenso que contou com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Secretaria de Saúde, e Assistente Social.
Fonte: ND+