Os membros da diretoria do Observatório Social do Brasil (OSB) de Chapecó estiveram recentemente na sede da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). O objetivo foi fortalecer a parceria no desenvolvimento de novas ações, além de apresentar os resultados das atividades realizadas em 2021 e as prioridades para este ano. As lideranças foram recebidas pelo presidente da ACIC, Lenoir Broch.
Durante o encontro, o presidente do Observatório Social, Mário Miranda, destacou que mesmo diante das dificuldades causadas pela pandemia da covid-19, a entidade cumpriu seu propósito com êxito nas ações em defesa do amplo controle social via monitoramento das questões políticas. Tudo isso, em prol de uma boa aplicação dos recursos públicos e efetiva transparência. Segundo o dirigente, o comprometimento dos voluntários foi essencial para atingir os objetivos. Para este ano, o objetivo é fortalecer ainda mais a atuação da entidade com foco no exercício da cidadania.
O Observatório Social é uma forma organizada da sociedade civil atuar no monitoramento da aplicação dos recursos públicos. É formado por um grupo de cidadãos que representa a sociedade de forma voluntária no acompanhamento dos gastos públicos. Com forte atuação em Chapecó, a entidade conta com mais de 120 observadores voluntários, 18 empresas mantenedoras e acompanha, em média, 250 licitações por ano.