Desde a construção da capital, já se ouvia falar de avistamentos de estranhos objetos metálicos. Segundo ufólogo, há relatos de que o ex-presidente JK teria enxergado um; assunto voltou a ser destaque após óvnis serem vistos e alguns até abatidos na América do Norte nesta semana.
O céu de Brasília, além de chamar atenção pela beleza, também já foi espaço para fenômenos exóticos, como aparições misteriosas de objetos voadores não identificados, segundo relatos de brasilienses e ufólogos.
Desde o início da construção da capital, já se ouvia falar de avistamentos de estranhos objetos metálicos durante o dia e objetos luminosos e esféricos à noite.
Comentava-se, na época, que o próprio Juscelino Kubitschek, então presidente da República, teria visto um desses objetos sobrevoando a região. É o que conta Thiago Ticchetti, ufólogo presidente da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e morador do Distrito Federal.
O debate sobre óvnis voltou à tona depois que uma série de objetos voadores foi vista – e uma parte deles derrubada – nos últimos dias na América do Norte.
Quatro desses objetos voadores incomuns foram avistados e derrubados por caças dos Estados Unidos. Nos quatro casos, houve violação de espaço aéreo dos EUA e do Canadá.
Óvnis em Brasília
Um dos primeiros casos de avistamento de óvnis em Brasília teria sido registrado em 1959, por um religioso identificado apenas como “padre Raimundo”. Segundo o ufólogo Thiago Ticchetti, o padre fotografou o óvni com uma câmera “lambe-lambe”, na região do Núcleo Bandeirante.
“O padre Raimundo conta que estava andando pelo Núcleo Bandeirante, em outubro de 1959, quando viu uma multidão que observava o céu azul e com poucas nuvens. Eram cerca de 10h, e um estranho objeto se movimentava e parava no espaço”, diz Ticchetti, que estudou o caso.
O padre resolveu encaminhar as fotos para um primo que trabalhava na Marinha Brasileira no Rio de Janeiro. Pouco tempo depois recebeu o material com outras fotos reveladas, mas sem nenhum laudo técnico.
Fonte: G1