Até onde pode ir o amor de um pai por um filho autista? Muito longe. Esse foi o caso de Emerson Cargnin, de 51 anos, morador de Florianópolis. Em dezembro de 2023, ele lançou um aplicativo dedicado ao filho Heitor, de três anos, que está dentro do espectro autista.
Filho autista, o grande motivador
Segundo o servidor público, que estuda programação, foram madrugadas, noites e férias estudando até que o aplicativo fosse criado.
“Tudo começou despretensiosamente, em outubro do ano passado, como uma forma de criar para o Heitor um aplicativo para ele aprender o nome dos coleguinhas do colégio”, conta.
Cargnin relata ainda que estava começando a estudar programação e podia unir o amor pelo filho à prática do novo estudo.
“Queria utilizar a tela do celular. Apesar de ela ser vista como vilã, acredito que pode ser sim usada para o desenvolvimento e educação, quando feito de forma racional”, diz.
O aplicativo lê imagens enquanto uma voz pronuncia um novo e um som respectivo, por exemplo, animais, veículos e atividades.
“Com o tempo, fui adicionando mais e mais itens, somando hoje quase 600 imagens de palavras e frases e mais de 100 sons”, acrescenta.
O pai menciona ainda que a ideia de criar o aplicativo foi também desenvolver uma ferramenta gratuita para que pessoas de todo o mundo possam estimular a fala das crianças, sejam elas autistas ou não.
“Quando eu levava o Heitor nas terapias, percebia que muitos pais levavam seus filhos, mas poucos participavam das sessões para tentar estimular e aprender com seus filhos em casa. Isso é muito importante, porque é onde passam a maior parte do tempo”, opina.
Os aperfeiçoamentos do aplicativo para autistas
Através do perfil no Instagram do aplicativo (@speakoutmobile), o pai foi também entrando em contato com mães e pais de autistas, profissionais e pesquisadores da área, apresentando o aplicativo e pedindo feedback e ajuda na divulgação.
“A grande maioria recebeu muito bem e deu feedbacks que permitiram aperfeiçoar o aplicativo para que ele pudesse ter ainda mais resultados. O feedback das famílias foi sensacional, várias crianças desenvolvendo melhor a fala, aumentando o vocabulário, e permitindo também utilizar o aplicativo como um meio de comunicação CAA (Comunicação Aumentativa e Alternativa)”, conclui.
Aplicativo para Android ou no Google Play, clique neste link.
Para o aplicativo na Apple Store, baixe neste link.
Fonte: ND+