O Parque Nacional das Araucárias, localizado entre os municípios de Passos Maia e Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina, está recebendo a reintrodução do papagaio-de-peito-roxo.
Espécie nativa da Floresta de Araucária, o papagaio-de-peito-roxo foi extinto localmente na década de 80 devido ao desmatamento e ao tráfico de animais. Hoje, a espécie encontra-se classificada como “em perigo” pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). A Floresta de Araucária, da qual o papagaio é um símbolo, possui apenas 2% da cobertura original.
Projeto de reintrodução
Desde 2010, o Instituto Fauna Brasil lidera um projeto para a reabilitação e reintrodução desses papagaios no PNA. Os indivíduos são provenientes de situações como tráfico ilegal, entregas voluntárias, resgates e reprodução controlada em zoológicos e criadouros.
Após avaliação de saúde e capacidade de voo, os papagaios passam por treinamento comportamental para se adaptarem à vida na natureza. Em seguida, são identificados, equipados com dispositivos de monitoramento e transferidos para um viveiro dentro do PNA para adaptação. O viveiro é gradualmente aberto durante o dia para que os papagaios se acostumem ao ambiente natural, enquanto são monitorados pela equipe e por cientistas.
Além das ações de reintrodução, o projeto realiza atividades de educação ambiental e oferece oportunidades de emprego e renda para as mulheres das comunidades locais. Também contribui para a produção de conhecimento científico sobre o papagaio-de-peito-roxo e a reintrodução de animais silvestres, resultando em publicações em congressos e artigos científicos.
O Instituto Fauna Brasil solicita a colaboração da comunidade, para que envie registros caso seja avistado o papagaio-de-peito-roxo. Fotos e vídeos podem ser encaminhados ao número de WhatsApp (48) 9996-0435. O Instituto também pede para que a população evite interagir e não alimente a ave.
O papagaio-de-peito-roxo é conhecido pelas penas roxas no peito e vermelhas próximas ao bico. Sua reprodução ocorre de agosto a janeiro, período após o inverno, quando há maior disponibilidade de pinhões, principal alimento durante o frio.
Importância do PNA
O Parque Nacional das Araucárias é uma das últimas áreas preservadas desse bioma no Brasil. Além da biodiversidade, ele desempenha um papel crucial na preservação da Floresta de Araucária e de espécies ameaçadas.
Oeste Mais