O treino de natação de familiarização para o triatlo das Olimpíadas de Paris 2024 foi cancelado pelo segundo dia consecutivo devido à qualidade da água do rio Sena. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (29/7) após uma reunião envolvendo a organização das Olimpíadas, delegados técnicos e médicos, representantes da cidade e da federação internacional de triatlo.
As etapas de familiarização com a corrida e a bicicleta continuarão conforme o planejado. Em comunicado, os organizadores expressaram confiança de que o local estará apto para a competição olímpica, que começa nesta terça-feira (30/7).
Testes realizados no rio Sena no domingo (28/7) mostraram melhorias na qualidade da água em comparação com o dia anterior. No entanto, a federação internacional de triatlo considerou que essas melhorias não eram suficientes para garantir a realização da prova. Isso se deve às chuvas que caíram em Paris nos dias 26 e 27 de julho.
No comunicado à imprensa, Paris 2024 e a organização mundial de triatlo afirmaram que, com base na previsão do tempo para as próximas 36 horas, “estão confiantes de que a qualidade da água voltará a ficar dentro dos limites antes do início das competições de triatlo”.
As provas aquáticas do triatlo e a maratona de 10km podem ser adiadas ou até canceladas se as chuvas em Paris aumentarem os níveis de bactérias no Sena. Na última análise, realizada na semana do dia 17 de julho, foram encontrados níveis de bactérias acima do permitido. O tempo chuvoso pode piorar ainda mais a qualidade da água.
Segundo o portal Inside The Games, o comitê organizador não tem um plano B para os esportes que serão realizados no rio Sena. Em caso de má qualidade da água, o triatlo poderá ocorrer sem a prova de natação.
Confira o calendário do triatlo nas Olimpíadas (horário de Brasília):
30/07 – Prova individual masculina: 3h
31/07 – Prova individual feminina: 3h
05/08 – Revezamento Misto por equipes: 3h
fonte:Metrópoles