O Governo Municipal de Xaxim construirá um pórtico na entrada do Parque Industrial Antonio Cordenonsi Filho, no Distrito de Vila Diadema. O pórtico será construído as margens da BR-282 na entrada do acesso ao Parque Industrial, acesso que também está recebendo pavimentação asfáltica.
Na manhã desta terça-feira (1º) o prefeito Lírio Dagort junto com a equipe técnica da prefeitura e representantes da família Cordenonsi definiram o local de construção do pórtico que também presta homenagem ao empresário xaxinense. “É uma justa homenagem ao senhor Antônio Cordenonsi Filho (in memorian) que foi um empreendedor de sucesso e que deixou um legado para a família Cordenonsi e para Xaxim”, ressaltou o prefeito.
O empresário Luiz Alberto Cordenonsi agradeceu ao prefeito e à administração pela homenagem. “Ficamos sensibilizados pela homenagem a Antonio Cordenonsi Filho, por tudo que ele conquistou em tempos de dificuldade que hoje culminou em uma grande empresa de transportes que emprega 500 colaboradores”.
O Parque Industrial Antonio Cordenonsi Filho já abriga grandes empresas como Móveis Peretti, Adubasul, Sonotop e Matuella.
Quem foi Antonio Cordenonsi Filho?
Antonio Cordenonsi Filho nasceu em 08 de novembro de 1932, na cidade de Giruá/RS. Pelas dificuldades da época, estudou até o quarto ano primário, escolheu como seu oficio a profissão de motorista de caminhão. A convite de seu irmão mais velho Valdomiro, em julho de 1957 veio para Xaxim/SC trabalhar como motorista para o frigorifico Diadema, transportando cargas expressas para o estado de São Paulo. Trouxe consigo sua família, sua esposa Sonia e seus dois filhos Volmir e Mirtes. Dois meses após estarem em Xaxim, nasceu seu terceiro filho Luiz Alberto. Alugaram uma casa na rua André Lunardi, no Bairro Alvorada, e por ali a família permanece até os dias de hoje.
No ano de 1966, Antonio percebeu uma oportunidade no ramo de distribuição de bebidas da marca Serramalte, iniciando a comercialização destes produtos na região de Xaxim. Mais tarde com o sucesso do negócio e ajuda de sua família, ampliou sua distribuição para os municípios vizinhos.
Em 1982, diversificou suas operações e assim surge a Transportes Cordenonsi Ltda. Junto com seus filhos e genro Nelson dos Santos fundou a empresa, onde colocaram em prática toda a experiência no ramo de transportes, juntamente com seus valores e vontade de vencer, os quais foram fatores fundamentais para o engrandecimento do trabalho.
Partiu daqui ainda muito novo, com apenas 59 anos de idade, deixando em seu legado uma família com três filhos, oito netos e quinze bisnetos.