Os dois principais mecanismos de monitoramento da Mata Atlântica trazem boas notícias para o meio ambiente em Santa Catarina em pleno mês de celebração do Dia Nacional da Mata Atlântica, que será comemorado no próximo dia 27 de maio.
De acordo com o Atlas da Mata Atlântica, o desmatamento do bioma em Santa Catarina apresentou queda de 86%, percentual mais expressivo do que o registrado em todo o Brasil, que foi de 27%.
Segundo a pesquisa, Santa Catarina foi o estado que mais reduziu o desmatamento da Mata Atlântica entre 2022 e 2023, seguido pelo estado do Paraná com 78% e Minas Gerais com 57%.
A intensificação das fiscalizações e investimento estratégico levaram Santa Catarina a conquistar estes números, diz a presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, IMA, Sheila Meirelles:
SONORA
O SIMAD utiliza imagens de satélite para comparar locais em diferentes períodos, mostrando o histórico da vegetação. Se há supressão de vegetação, por exemplo, o próprio sistema verifica se aquela supressão possui autorização de corte ou se foi clandestina.
Santa Catarina possui 38% de floresta nativa do Bioma Mata Atlântica, um ativo ambiental valiosíssimo do ponto de vista de biodiversidade e serviços ecossistêmicos.
Sua proteção é meta para o governo do Estado, e por isso há tantos investimentos em ferramentas tecnológicas que trazem informações que baseiam as tomadas de decisões e formulação de políticas públicas de conservação e uso sustentável das florestas.
Os dados completos e detalhados estão disponíveis em https://www.ima.sc.gov.br/
Repórter: Felipe Reis
O post Pesquisa nacional aponta que Estado de Santa Catarina reduziu em 86% o desmatamento da Mata Atlântica apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.