A Polícia Militar Ambiental flagrou na tarde do último sábado (9) uma “rinha de galos” no interior de Salto Veloso. Diversas pessoas estavam no local, onde ocorria o crime de maus-tratos a animais.
Durante as averiguações, os policiais encontraram dois pássaros silvestres aprisionados em gaiolas, sem autorização do órgão ambiental competente, e flagraram um homem portando um revólver calibre .32, municiado, além de outras munições carregadas em um coldre. Ele não apresentou nenhuma documentação da arma de fogo e das munições, sendo, portanto, encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil do município de Videira para os procedimentos.
Além dos dois pássaros, foram apreendidos 15 galos que estavam aprisionados em compartimentos de madeira no local das disputas, cujo laudo médico veterinário atestou o estado de maus-tratos das aves.
Os envolvidos na prática responderão civil, administrativa e penalmente por maus-tratos. Um deles é reincidente e, caso seja comprovada a autoria, será aplicada a penalidade de multa pelo triplo do valor estipulado devido à reincidência (prática do mesmo crime) em um período de até cinco anos.
Fonte: Caco da Rosa