A Polícia Civil, juntamente com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e a Polícia Militar Ambiental, realizou fiscalização em uma propriedade rural localizada no interior de Matos Costa, no Meio-Oeste catarinense.
A equipe vistoriou cerca de 80 bovinos e alguns equinos, identificando diversas incompatibilidades sanitárias, na última quarta-feira, dia 10.
Entre as irregularidades estão a ausência de brincos de identificação; brincagem incompatível com o banco de dados; divergência da quantidade de animais com o cadastro, que não era atualizado há dois anos pelo proprietário, além de guias de trânsito irregular de animais entre propriedades.
A fiscalização ocorreu após denúncia anônima, dando conta de fraude nas movimentações do rebanho no local.
Além disso, a Polícia Civil informou que encontrou indícios de falsificação de guias de trânsito animal e de notas fiscais de compra de animais, que foram utilizadas para obter financiamento bancário.
O produtor foi notificado administrativamente e um procedimento policial para investigar o suposto esquema fraudulento foi instaurado.