A Polícia Civil de Santa Catarina, por intermédio da Delegacia de Polícia Civil de Xaxim (SC), concluiu o Inquérito Policial instaurado para investigar a subtração de R$ 27.000,00 (vinte e sete mil reais) da conta bancária de uma idosa de 88 anos, através de transações via PIX, ocorridas ao longo do mês de março de 2023.
Ao perceber as retiradas não autorizadas de sua conta, a vítima buscou reparação judicial junto à Caixa Econômica Federal, constatando-se que as transações foram efetuadas com sua senha pessoal.
Diante disso, a Polícia Civil iniciou as investigações, que resultaram na identificação dos beneficiários das transações: o neto da vítima e a sogra deste, de 30 e 59 anos, respectivamente.
Os suspeitos, valendo-se da confiança depositada pela idosa e munidos de sua senha pessoal, realizaram saques indevidos de sua conta corrente, causando-lhe um prejuízo total de R$ 27.000,00.
Em interrogatório na Delegacia de Polícia de Xaxim, os suspeitos alegaram que o furto era resultado de ação de hackers, porém, optaram por ressarcir voluntariamente a vítima, apresentando documentação comprobatória.
Apesar do ressarcimento voluntário, os suspeitos foram indiciados pelo crime de furto qualificado pelo abuso de confiança e pelo concurso de pessoas, com pena prevista de 02 a 08 anos de reclusão. Embora respondam em liberdade, o inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para as providências legais necessárias.
Cabe ressaltar que, devido ao parentesco, o neto da vítima está isento de pena, conforme previsão do Código Penal.
O Inquérito Policial, que detalha todas as diligências realizadas pela Polícia Civil, foi concluído e encaminhado às autoridades competentes para as próximas etapas do processo penal.