A Polícia Civil, por meio da DPCAMI, indiciou um homem com 22 anos por ter divulgado imagens íntimas da ex-namorada, uma mulher com 28 anos, após o término do relacionamento.
A vítima registrou um boletim de ocorrência noticiando que seu ex-namorado havia divulgado fotografias e vídeos íntimos para familiares e colegas de trabalho como forma de puni-la por não aceitar retomar o relacionamento. A divulgação se deu por meio de redes sociais, tendo o suspeito utilizado seu perfil no Instagram e Facebook para a prática criminosa.
A conduta do investigado caracteriza crime e é punida com pena de reclusão de um a cinco anos. A Polícia Civil alerta para os cuidados que usuários da internet devem ter no trato com questões que envolvam a intimidade e a privacidade de terceiros.
Os fatos investigados caracterizam a prática conhecida popularmente como “pornografia da vingança” ou “revenge porn”, em que um dos parceiros, visando a se vingar e humilhar após o término, publica conteúdo íntimo, submetendo a vítima a severo constrangimento e sofrimento.
Fica o alerta para a tomada de cuidados com os registros íntimos a fim de se minimizar os riscos de uma exposição criminosa.