Na última quarta (25) e quinta-feira (26) a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) através da DIC/Fron de São Lourenço do Oeste, deu cumprimento a dois mandados de prisão preventiva expedidos em desfavor de V.R.S, mulher de 32 anos e M.J.M.B, homem de 30 anos, pelos delitos de tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico.
Entenda o caso:
As investigações iniciaram em 17 de outubro de 2022, quando três homens foram presos em flagrante, no município de São Lourenço do Oeste, com aproximadamente 50 (cinquenta) quilos de maconha, sendo que parte da droga (5 Kg) foi apreendida após uma negociação e o restante (45 kg) armazenado em uma residência.
A partir daí, com as informações colhidas, deflagrou-se investigação para apurar os demais envolvidos no delito, sendo possível, após intenso trabalho das equipes policiais, identificar a pessoa responsável pelo envio da droga, o indivíduo que teria realizado o transporte da droga de Foz do Iguaçu até São Lourenço do Oeste, e também outro envolvido.
Foi representado, então, pela expedição de diversas medidas cautelares, o que, após parecer favorável do Ministério Público, foi deferido pelo Poder Judiciário.
Durante as diligências, após informações repassadas pelas equipes da PCSC, foi possível realizar, em 18 de novembro de 2022 no município de Floresta, a prisão de M.J.M.B (30 anos), enquanto realizava o transporte de aproximadamente 200 (duzentos) quilos de maconha em um veículo VW/Gol, tendo sido ele autuado em flagrante e apresentado na unidade da Polícia Civil de Maringá.
Posteriormente, em 21 de dezembro de 2022, foi deflagrada operação para cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, todos no município de Pato Branco, eis que verificado o possível envolvimento de morador daquele município.
Nas buscas, foram encontrados dois revólveres calibre .38 SPL e munições, sendo um deles com numeração suprimida (raspada), além de certa quantidade de substância análoga à maconha (aproximadamente 2 Kg), balança de precisão e valores em dinheiro, sendo o suspeito, H.V.A., homem de 30 (trinta) anos, conduzido à 5ª SDP de Pato Branco, para a lavratura dos procedimentos legais.
Por fim, no final da tarde de quarta-feira, 25 de janeiro de 2023, policiais da Divisão de Investigação Criminal de São Lourenço do Oeste, lograram êxito em encontrar e capturar, no município de Foz do Iguaçu, V.R.S, mulher de 32 anos, que possuía em seu desfavor mandado de prisão preventiva, eis que suspeita de ser responsável pelo envio de diversas cargas de entorpecentes da região fronteiriça, inclusive da droga apreendida em solo lourenciano.
Também foi dado cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de M.J.M.B, que já encontrava-se recolhido na Casa de Custódia de Maringá, devido à sua prisão em flagrante. Destacamos que a troca de informações e apoio mútuo entre as polícias catarinenses e paranaenses foi crucial para o deslinde da investigação.