Na tarde da última segunda-feira (04), a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Xaxim, prendeu preventivamente um homem, de 30 anos de idade, pelo crime de tráfico de drogas.
Conforme a Polícia Civil, as investigações se iniciaram pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas – GAECO – de Chapecó, que chegou a cumprir mandados de busca e apreensão, ainda no dia 24/08/2023, no âmbito da “Operação Sodalitas Finis”.
Na ocasião, os agentes encontraram, com o auxílio de cão farejador, um tablete de substância semelhante à droga conhecida popularmente como maconha, de aproximadamente 419 gramas, em uma propriedade localizada na Linha Cachoeirinha, Interior, em Xaxim.
Após o GAECO encaminhar a droga e a documentação pertinente à Delegacia de Polícia da Comarca de Xaxim, um Inquérito Policial foi instaurado, a fim de melhor apurar o fato.
Em decorrência das investigações, descobriu-se que a droga pertencia a um indivíduo de 30 anos de idade, que utilizava a propriedade agrícola para guardar as substâncias ilícitas e não ser preso pelas forças policiais.
Ao final dos trabalhos, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do suspeito, cujo pleito foi atendido pelo Poder Judiciário da Comarca, com manifestação favorável do Ministério Público.
Após a prisão, o homem foi encaminhado ao Presídio Regional de Chapecó, onde permanecerá à disposição da Justiça.