Na manhã da última terça-feira (05), a Polícia Civil de Santa Catarina realizou uma operação em combate ao comércio ilegal de agrotóxicos que contém o herbicida “Paraquat”, cujo uso e comercialização em produtos agrotóxicos são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde o ano de 2020. Houve apreensões e prisões em flagrante de três homens.
A operação denominada “Paraquat” foi deflagrada pela Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Crimes contra as Relações de Consumo (DCAC) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC). Houve apreensões de agrotóxicos, documentos e veículos.
Os policiais civis cumpriram cinco mandados de busca e apreensão. Dois em Joinville, um em Itajaí, um em Navegantes e um em Jaraguá do Sul decorrentes da investigação da DCAC sobre o comércio ilegal de agrotóxicos em SC. Um homem foi preso em flagrante em Joinville e outro homem foi preso em flagrante em Navegantes, ambos pelos crimes previstos no artigo 15 da Lei 7.802/89 e o artigo 273 do Código Penal. Em Jaraguá do Sul, também houve prisão em flagrante, pelo crime previsto no artigo 15 da Lei 7.802/89, cujo crime é afiançável e o preso pagou a fiança e foi liberado.
A operação teve o apoio de delegacias da DEIC/PCSC e da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC) de Jaraguá do Sul, além do apoio da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC).