https://www.traditionrolex.com/20

Polícia responsabiliza pilotos por acidente que matou Marília Mendonça

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu que houve responsabilidade dos pilotos no acidente aéreo que causou a morte da cantora Marília Mendonça, de sua equipe e dos próprios pilotos. Em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (4/10), a corporação informou que restou evidenciada a prática de três homicídios culposos por parte do piloto Geraldo Martins de Medeiros e do copiloto da aeronave, Tarcísio Pessoa Viana, com extinção de punibilidade, em razão da morte dos responsáveis, e arquivamento do inquérito.

A coletiva foi conduzida pelos delegados Gilmar Alves Ferreira, Ivan Lopes Sales e Sávio Assis Machado Moraes, além do inspetor Whesley Adriano Lopes Data, no município de Ipatinga. De acordo com o delegado regional de Caratinga, Ivan Lopes Sales, houve negligência e imprudência por parte da tripulação, que não cumpriu as instruções operacionais da aeronave.

“Diante de todos esses cenários, os procedimentos operacionais da aeronave não foram responsáveis. O manual de treinamento da aeronave estipula a velocidade a ser feita na perna do vento, e o que ficou evidenciado é que os pilotos ultrapassaram essa velocidade, desrespeitando o manual e saindo da zona de proteção do aeródromo. Qualquer responsabilidade cabia aos pilotos observar. Dessa forma, houve negligência e imprudência”, afirmou ele.

Negligência dos pilotos

Ainda de acordo com o investigador, houve duas apurações conduzidas por diferentes órgãos: a PCMG e o Cenipa. Sales aponta que os inquéritos tinham objetivos distintos, já que a polícia analisa e aponta a materialidade de crime. Segundo ele, diversas situações foram descartadas até que se chegasse à conclusão final.

“O resultado dessa investigação é com absoluto respeito a todos os familiares de todos os envolvidos. Sabemos que foi um acidente, mas é uma missão da PCMG apurar. A investigação transcorreu, em quase dois anos, na busca de descartar várias possíveis causas do acidente, até que se chegasse à causa fundamental da queda da aeronave. Precisávamos aguardar o laudo do Cenipa para descartar qualquer problema na aeronave. O IML descartou qualquer problema com os pilotos, por meio dos exames. Uma hipótese mais absurda, de atentado contra a aeronave, também foi descartada”, disse Sales.

Tomada de decisão

De acordo com o delegado de polícia Sávio Assis, os pilotos não tomaram ciência das cartas de orientação nem das consequências, tendo em vista a experiência do piloto, com mais de 33 anos de carreira. “Devido a uma consciência da situação, por ter pilotado aviões de grande porte, visando conforto dos passageiros, ele alongou a perna do vento para fazer um pouso mais suave, e foi uma tomada de decisão equivocada”, aponta ele.

“Todo crime culposo é possível de ser evitado, já que há previsibilidade”, reforçou o delegado.

Ainda de acordo com os investigadores, não houve crime ambiental.

Relatório Cenipa

O relatório final das investigações do acidente aéreo, registrado em novembro de 2021, em Minas Gerais, foi divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), em maio deste ano.

Antes de o laudo ser disponibilizado na íntegra pela FAB, o advogado da cantora, Robson Cunha, disse, em coletiva de imprensa, que não houve falha mecânica e humana. No entanto, o documento aponta, na página 62, que pode ter havido, por parte do piloto, “avaliação inadequada acerca de parâmetros da operação da aeronave, uma vez que a perna do vento foi alongada em uma distância significativamente maior do que aquela esperada”.

“Perna do vento” é a expressão utilizada para indicar que a aeronave estava na trajetória de voo paralela à pista, no sentido do pouso.

Ainda conforme a investigação da Aeronáutica, os cabos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foram um obstáculo para o avião.

O documento aponta que a aeronave manteve contato integral, via rádio, com os órgãos de controle de tráfego aéreo, e que não houve qualquer anormalidade técnica de equipamentos de comunicação durante todo o voo.

Fonte: Metrópoles

NOS CONTE O QUE VOCÊ ACHOU
0Gostei0Amei0Haha0Hum0Triste0Raiva

0 Comentário

Deixe um comentário

mersin escort çorlu escort erzincan escort görükle escort Samsun escort