As eleições 2024 ocorrem somente em outubro, mas alguns prazos que terminam em menos de um mês já começam a movimentar eleitores e pré-candidatos interessados em concorrer
O principal deles é o período para a filiação partidária. Políticos que quiserem ter o nome nas urnas em outubro precisam estar filiados ao partido pelo qual desejam concorrer até seis meses antes da eleição, este ano, 6 de abril.
Outro prazo importante é o da chamada desincompatibilização, nome dado à saída obrigatória do cargo por parte de secretários, servidores e ocupantes de outros cargos que desejem concorrer em outubro.
Nesse caso, os prazos variam conforme a função, mas secretários que desejem concorrer a vereador já precisam deixar a função até 6 de abril, o que também pode provocar mudanças.
Para quem ocupa cargos de secretário municipal ou estadual e deseja concorrer a prefeito ou vice-prefeito, o prazo de desincompatibilização é mais curto, quatro meses antes da eleição, o que deve fazer com que os titulares permaneçam mais tempo na função.
Fonte: Tropical FM 99,1