O prefeito de Xaxim, Chico Folle, sancionou nesta quinta-feira, 19, a Lei que concede reajuste salarial aos servidores públicos municipais. O reajuste será repassado já para o vencimento do mês de maio e considera as perdas inflacionárias dos últimos doze meses. A Lei também contempla a categoria dos professores, que agora, passa a receber o piso nacional do magistério.
“Tudo o que estamos fazendo por Xaxim, as obras e ações, são resultados do trabalho dos servidores públicos. Eles é que fazem as coisas acontecerem para a população. Quando eu falo do meu ‘time’, é deles que me refiro. Cada um, dando seu melhor todos os dias para melhorar a vida dos xaxinenses, por isso, é mais do que justo esse reconhecimento”, afirma o prefeito, Chico Folle.
Além disso, o município também irá quitar as perdas inflacionárias não pagas aos servidores entre os anos de 2017 e 2020. Este valor não pago na gestão anterior será agora, parcelado em oito vezes, a partir do mês de agosto de 2022. “O reajuste das perdas inflacionárias é um direito básico de todo trabalhador, mas mesmo assim não foi efetuado nos últimos anos. Tivemos que parcelar essa dívida, mas conseguimos garantir o que é de direito dos servidores”, enfatiza Chico.
Hoje, Xaxim tem 1094 servidores públicos municipais, sendo que a maioria atua na área da educação – 625 no total, seguido da saúde com 240 funcionários, e os demais servidores trabalham nas áreas da assistência social, administrativo, infraestrutura, esporte, agricultura, desenvolvimento econômico, fazenda e na Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade.