A Administração Municipal de Itá, em reunião de emergência com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos, definiu estratégias contra uma possível grande enchente.
A ponte entre Borboleta Baixa e Nova Santa Cruz já está interditada. Poderá ser interditada a ponte que liga a cidade com a Borboleta, Nova Santa Cruz e Pindorama. Quem precisar fazer esse trajeto, pode ir por linha Aurora.
O nível da água subiu consideravelmente por conta da abertura das comportas da Usina Hidrelétrica.
O vice-prefeito Moacir Sartoretto destaca que “temos neste momento 17.800 metros cúbicos de água vertendo pelos vertedouros da barragem e a previsão é de chegar a 29 mil metros cúbicos. É um volume muito grande e nunca antes visto desde a construção da usina. Mesmo com as comportas abertas, o risco de enchente é muito grande. Esse risco é de que seja de três ou mais metros maior do que as outras enchentes já vistas”.
“Pedimos que os ribeirinhos (da barragem para baixo) de Itá e de Paial, que estiverem às margens do leito do rio Uruguai, que se retirem. Pode não acontecer nada, mas a previsão é muito preocupante. pedimos a colaboração de todos. A prefeitura estará com equipes de prontidão para qualquer emergência de deslizamentos ou outras”.
Fonte: Belos FM