A Administração Municipal ajuizou uma Ação Civil Pública contra a Distribuidora Catarinense de Energia Elétrica DCELT, em defesa dos direitos do consumidor de Xaxim. A medida foi tomada devido aos constantes problemas relacionados às quedas de energia elétrica e oscilações de tensão, caracterizando má prestação de serviço da distribuidora.
Segundo o prefeito, Chico Folle, as tratativas do Município com a DCELT iniciaram ainda no começo do ano passado. “Nós oficiamos a distribuidora para melhorar o serviço de distribuição de energia elétrica, em seguida tivemos o apoio do deputado federal, Carlos Chiodini, que intermediou uma reunião com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que também foi oficiada sobre os problemas da DCELT e até agora nada surgiu efeito. O Procon também já realizou audiência pública Então é hora de a Prefeitura pedir que a justiça intervenha, pois, nosso povo não merece receber este tipo de serviço”, afirma Chico.
A Ação Civil Pública exige que a Distribuidora pague multa diária de R$ 10 mil, caso siga descumprindo suas obrigações legais. “É importante que o consumidor que teve algum dano busque seu direito junto aos órgãos competentes. Por meio dessa Ação Civil Pública, a Prefeitura requer que a ANEEL junte aos autos todas as reclamações, vistorias e fiscalizações referentes à DCELT”, explica o procurador-geral do Município, Willian Batista Casal.