PARIS (Reuters) – O primeiro-ministro romeno, Marcel Ciolacu, disse nesta terça-feira que não irá à cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris após uma revisão de pontuação deixar a romena Ana Barbosu fora do pódio na final do solo da ginástica feminina.
Barbosu achou que havia conquistado o bronze na segunda-feira na Arena Bercy, em Paris, quando ficou em terceiro lugar na classificação. Mas os técnicos norte-americanos de Jordan Chiles, então em quinto lugar, pediram que a pontuação de Chiles fosse revisada
Essa revisão fez com que Chiles fosse elevada à medalha de bronze, deixando Barbosu fora do pódio e em lágrimas.
“Decidi não participar da cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Paris, após a situação escandalosa na ginástica, em que nossas atletas foram tratados de forma absolutamente desonrosa”, escreveu Ciolacu no Facebook.
“É inaceitável que, em uma competição tão importante que promove valores como respeito, compreensão e excelência, uma jovem, que ganhou honestamente sua medalha, seja brutalmente privada do resultado de quatro anos de trabalho!”
A ex-ginasta romena Nadia Comaneci, famosa por ter tirado uma nota máxima 10 nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976, lamentou que Barbosu tenha ficado fora do pódio após a revisão.
“Não posso acreditar que brincamos com a saúde mental e as emoções dos atletas dessa maneira”, escreveu ela no X.
A medalha de ouro na prova foi a brasileira Rebeca Andrade, com a prata ficando com a norte-americana Simone Biles.
(Reportagem de Gabrielle Tétrault-Farber)