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Presidente do Hospital Frei Bruno esclarece situações levantadas por internautas do portal Click Xaxim

Na última terça-feira (9), a equipe do portal Click Xaxim compareceu no Hospital Frei Bruno, convidado por usuários do pronto-socorro que reclamavam, principalmente, da demora do atendimento. Diante a grande repercussão, procuramos a direção da instituição para trazer respostas aos leitores.

O presidente do Hospital Frei Bruno, Juraci Folle, recebeu a equipe de reportagem do Click Xaxim e explicou os principais pontos que precisam ser esclarecidos.

Demora no atendimento

Segundo Folle, no dia em que a reportagem foi realizada, houve uma das maiores demandas dos últimos dias, com 146 atendimentos. Destes, quatro foram de emergência trazidas através do Corpo de Bombeiros, o que demanda de mais atenção da equipe médica e de enfermagem, atrasando o atendimento dos demais.

Também, o presidente explicou que a grande maioria das pessoas que procuram a instituição não são casos de urgência e emergência. “As pessoas não procuram os postos de saúde antes de vir para o hospital. Tem vários usuários que vem aqui com problemas que poderiam ser resolvidos no posto, onde os médicos conseguem dar mais atenção e investigar com mais calma qual é o problema”.

Folle ressalta que a real função do Pronto Socorro de um hospital, como o próprio nome diz, é atender pacientes que estejam em estado de Urgência ou Emergência. São pessoas que correm risco eminente de vida, como por exemplo acidentados, suspeita de infartos, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas, entre outras complicações.

Outro ponto que interfere na ordem de atendimento é a Escala de Manchester, que é um método de triagem muito utilizado no setor de saúde, desenvolvido com o objetivo de classificar a prioridade de atendimento dos pacientes. Ao chegar na unidade de saúde, os pacientes passam por esse processo de triagem, que identifica o nível de gravidade em cada caso.

Cada cor representa o grau de urgência no atendimento do paciente:

– vermelho: para emergências, o paciente não pode esperar nenhum minuto;

– laranja: o atendimento é muito urgente, a espera não poderá ultrapassar 10 minutos;

– amarelo: o atendimento é urgente, mas o paciente pode aguardar por um período de até 50 minutos;

– verde: pouco urgente, pode aguardar por até 120 minutos ou ser encaminhado para outros serviços de saúde;

– azul: não há urgência, o tempo de espera pode ser de até 240 minutos ou será encaminhado a outros serviços de saúde.

Número de médicos

Outra questão levanta pelos leitores do portal, é o número de médicos que atuam no atendimento. Juraci explicou que 24 horas por dia tem um médico de plantão e que das 17h até as 22h, conta mais um médico para ajudar na demanda.

Além destes que estão na instituição, mais quatro ficam sobreaviso caso for necessário aciona-los. Os profissionais são: um pediatra, um anestesista, um cirurgião geral e um clínico geral.

Uso de máscaras

O uso obrigatório de máscara dentro do hospital é outro ponto levantando pelos internautas. A direção explica que é uma normativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que deixa critério da instituição a obrigatoriedade ou não. Então, conforme direcionamento dos profissionais que ali atuam, foi optado pelo uso. Sendo que não adentram no hospital, pessoas sem o uso da máscara. Em caso de urgência e emergência, a mesma é fornecida de forma gratuita.

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