Combater a violência doméstica e familiar contra a mulher é o objetivo principal de um trabalho realizado há mais de dez anos no Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O programa Educação em Direitos Humanos das Mulheres, Gestão e Sustentabilidade é hoje uma das ações de extensão permanentes da Udesc Cead – uma faixa especial instituída pela universidade para apoiar a consolidação de seus programas com melhor avaliação.
Sua principal linha de atuação é qualificar organizações, governamentais e não governamentais, que integram a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
O trabalho é feito por meio de cursos online e presenciais, eventos, como seminários e rodas de conversa, e a produção de material didático-pedagógico, dentre outras iniciativas. Neste ano, a estimativa é contemplar, ao todo, cerca de 2,4 mil pessoas.
Impacto
As atividades ocorrem por todo o território catarinense, com ênfase, nas últimas edições, para os planaltos Sul e Norte do Estado, que apresentam baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) e indicadores elevados de violência contra a mulher. O trabalho, porém, repercute pelo País e também no exterior.
A coordenadora, Cléia Demétrio Pereira, explica que o programa tem diversas parcerias internas e externas à instituição e contempla sete ações “com abordagens complementares e características interinstitucionais, intercentros, interdepartamentais e internacionais”. Na Udesc Cead, ele é vinculado ao Laboratório de Direitos Humanos (LabDH), instituído em 2016.
“Esse trabalho foi inicialmente idealizado pela professora Marzely Gorges Farias, que realizou um trabalho de grande impacto, especialmente, em Santa Catarina, e atuou por quase duas décadas pela Udesc Cead. Com sua aposentadoria, em 2022, ela deixou o programa como legado para que déssemos continuidade e cumprindo com ampliado sua possibilidade de continuar”, conta Cléia.
Mobilização
A Udesc conta ainda com parcerias internacionais que ampliam as dimensões do programa. As ações deste ano podem ser conferidas acessando aqui o link.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas nos sites do programa e do LabDH, pelo e-mail cleia.demetrio@gmail.com, no YouTube e no Instagram.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454
O post Programa da Udesc combate a violência doméstica e familiar contra a mulher apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.